Dez meses

















Nem Marias Nem Manéis
(Fotografia de cena: Cristina Vicente)

Enquanto houver vento






Nem Marias Nem Manéis
O VENTO NÃO SABE O QUE FAZ
Fotografia de cena: Cristina Vicente

13 de Novembro






O vento não sabe o que faz
Um produção Nem Marias Nem Manéis
Fotografia de ensaio: Cristina Vicente

A estória do João

O João é uma criança com cancro que está internada no Hospital Pediátrico de Coimbra. O que mais me impressionou na visita que lhe fiz foi o sorriso da mãe.
Esta é a estória do João (e da mãe).

13 de Novembro

Por vezes, acho que há pessoas que são como balões. Iguaizinhas aos balões: só têm ar dentro de si. Mas eu não quero ser dessas pessoas. Quero ter um arco-íris dentro de mim. Muitas emoções, uma de cada cor. Todas as cores.
Bem sei que não é normal dizer coisas destas. Dizer: quero ter um arco-íris dentro de mim.
Quem ouvir, ainda pensa: é doida. Ou pior, ainda pensa: é poeta.
Na verdade, são pensamentos de criança.
Já não tenho nove anos, mas ainda tenho pensamentos de criança.

Escritas para palco (2010 » 2025)

a casa que temos dentro - performance
aisha - performance
até as pedras precisam de raízes - ópera
chega de fado - performance
cruza as pernas como uma rainha - performance
diário de quem ficou (versão I) - performance
diário de quem ficou (versão II) - peça
falta aqui qualquer coisa - peça
há sempre uma dor qualquer, não é? - peça
libelinhas - peça
nem bestas nem santas - performance
nós. vocês. toda a gente - ópera
noventa e dois por cento - peça
o céu das mães - performance infantil
o tempo (somos nós) - ópera
o vento não sabe o que faz - performance
porque não paramos? - peça
serviços mínimos de felicidade - performance
tiririri - peça infantil

Casa


Convite ou desafio?

Aisha






AISHA
Produção Nem Marias Nem Manéis
Vizela - 19/10/2025
Fotografia de cena: Cristina Vicente

315 » 329


Na edição em papel do Jornal de Leiria ou aqui.

2025







Fotografar Palavras
Apresentação do catálogo 2025
Fotos de Vera Fernandes

Aisha


Nem Marias Nem Manéis

Portas abertas


"O presente ensaio celebra os 150 anos de nascimento de Carl G. Jung e seu brilhante entendimento do ser humano como ser criativo.
O texto aborda o tema da ética de hospitalidade em análise. Para tanto, parte da arte, mais especificamente, da ópera contemporânea portuguesa O Tempo (Somos nós), cujo libreto é de autoria de Paulo Kellerman, para iluminar a prática clínica, tendo por base o texto O Banquete, de Platão, em articulação com a psicologia analítica.
Tanto na ópera quanto no processo analítico, Eros surge como fenômeno mais amplo, capaz de restaurar uma possibilidade criativa que reacende a alma, enquanto lugar da experiência do indivíduo, e de integrar aspectos dissociados da psique individual e coletiva." Ana Gilbert

Despreconceituar



2021 - 2025

13 de Novembro

"Porque o ódio é uma distracção. Funciona muito bem, mas depois começa a cansar um bocado. Se calhar, há pessoas que se distraem com ele durante toda a vida. Mas eu não quero. Às vezes, ainda odeio. Mas não quero odiar sempre. O ódio pode ser infinito, mas a minha vida não."

Ligação


Standing still is also a way of moving forward, but a slower one.




Isn’t dreaming and feeling more or less the same?




And the lamp asked the sun: do you remember last night?




If I repeat the same journey many times, will I no longer be able to discern the departure from the return?




Humanity: the ability to put ourselves in someone else’s shoes. If we choose not to do so, we are not human. We are something else, but not human. Something else. Something.




It’s the body that measures the passage of time.
Do you want to touch time?


PORTABLE LINK
Ana Gilbert - fotografia
Paulo Kellerman - texto