A estória do João

O João é uma criança com cancro que está internada no Hospital Pediátrico de Coimbra. O que mais me impressionou na visita que lhe fiz foi o sorriso da mãe.
Esta é a estória do João (e da mãe).

13 de Novembro

Por vezes, acho que há pessoas que são como balões. Iguaizinhas aos balões: só têm ar dentro de si. Mas eu não quero ser dessas pessoas. Quero ter um arco-íris dentro de mim. Muitas emoções, uma de cada cor. Todas as cores.
Bem sei que não é normal dizer coisas destas. Dizer: quero ter um arco-íris dentro de mim.
Quem ouvir, ainda pensa: é doida. Ou pior, ainda pensa: é poeta.
Na verdade, são pensamentos de criança.
Já não tenho nove anos, mas ainda tenho pensamentos de criança.

Escritas para palco (2010 » 2025)

a casa que temos dentro - performance
aisha - performance
até as pedras precisam de raízes - ópera
chega de fado - performance
cruza as pernas como uma rainha - performance
diário de quem ficou (versão I) - performance
diário de quem ficou (versão II) - peça
falta aqui qualquer coisa - peça
há sempre uma dor qualquer, não é? - peça
libelinhas - peça
nem bestas nem santas - performance
nós. vocês. toda a gente - ópera
noventa e dois por cento - peça
o céu das mães - performance infantil
o tempo (somos nós) - ópera
o vento não sabe o que faz - performance
porque não paramos? - peça
serviços mínimos de felicidade - performance
tiririri - peça infantil

Casa


Convite ou desafio?

Aisha






AISHA
Produção Nem Marias Nem Manéis
Vizela - 19/10/2025
Fotografia de cena: Cristina Vicente

315 » 329


Na edição em papel do Jornal de Leiria ou aqui.

2025







Fotografar Palavras
Apresentação do catálogo 2025
Fotos de Vera Fernandes

Aisha


Nem Marias Nem Manéis

Portas abertas


"O presente ensaio celebra os 150 anos de nascimento de Carl G. Jung e seu brilhante entendimento do ser humano como ser criativo.
O texto aborda o tema da ética de hospitalidade em análise. Para tanto, parte da arte, mais especificamente, da ópera contemporânea portuguesa O Tempo (Somos nós), cujo libreto é de autoria de Paulo Kellerman, para iluminar a prática clínica, tendo por base o texto O Banquete, de Platão, em articulação com a psicologia analítica.
Tanto na ópera quanto no processo analítico, Eros surge como fenômeno mais amplo, capaz de restaurar uma possibilidade criativa que reacende a alma, enquanto lugar da experiência do indivíduo, e de integrar aspectos dissociados da psique individual e coletiva." Ana Gilbert

Despreconceituar



2021 - 2025

13 de Novembro

"Porque o ódio é uma distracção. Funciona muito bem, mas depois começa a cansar um bocado. Se calhar, há pessoas que se distraem com ele durante toda a vida. Mas eu não quero. Às vezes, ainda odeio. Mas não quero odiar sempre. O ódio pode ser infinito, mas a minha vida não."

Ligação


Standing still is also a way of moving forward, but a slower one.




Isn’t dreaming and feeling more or less the same?




And the lamp asked the sun: do you remember last night?




If I repeat the same journey many times, will I no longer be able to discern the departure from the return?




Humanity: the ability to put ourselves in someone else’s shoes. If we choose not to do so, we are not human. We are something else, but not human. Something else. Something.




It’s the body that measures the passage of time.
Do you want to touch time?


PORTABLE LINK
Ana Gilbert - fotografia
Paulo Kellerman - texto

A estória da Kiara

A Kiara é uma criança com cancro que está internada no Hospital Pediátrico de Coimbra. Há duas coisas especialmente marcantes quando se entra no seu quarto: está num processo muito avançado de perda de cabelo; tem uma gargalhada alegre, contagiosa, constante.
Saltou na cama quando lhe perguntei se gostava que escrevesse uma estória.
Esta é a estória da Kiara.

Pré-história de um livro




AVIÕES DE PAPEL | Minimalista, 2020
Capas alternativas. Estudos.
Trabalho gráfico de Licínio Florêncio

Artista de passagem


Fotografia: Elsa Arrais

Livro de parede

12.

Param em frente de uma parede branca. Num canto, alguém escreveu: “Uma parede é um espelho.” Lêem e encolhem os ombros. Depois, fazem algumas caretas para a parede, como as crianças fazem para um espelho.
«Não acontece nada, este espelho está avariado.»
Riem.
«Passo aqui todos os dias e nunca tinha reparado nesta frase. Obrigado por me fazeres parar e ver. Olhamos tantas vezes para as mesmas coisas que deixamos de as ver como elas são e passamos a vê-las como as recordamos.»
«Pareces um telejornal a falar.»
Riem.

Em homenagem a Rui Fonseca. Até sempre.

19 de Setembro de 2025







Produção #4 Nem Marias Nem Manéis
NEM BESTAS NEM SANTAS
Fotografia de cena: Cristina Vicente

Nem Nem

Nem Bestas Nem Santas
Quarta produção NEM MARIAS NEM MANÉIS

Texto: Paulo Kellerman
Encenação e Dramaturgia: Cátia Ribeiro
Interpretação: Andreia Mateus, Catarina Mamede, Cátia Ribeiro e Rita Rosa
Movimento coreográfico: Cátia Ribeiro e Rita Rosa
Ilustração ao vivo: Maraia
Música: Nelson Brites
Vídeo: Milady
Artes manuais: Cátia Ribeiro e Sandra Ribeiro
Círculo: Daniela Mateus, Dora Fonseca, Fátima Gonçalves e Mariana Lourenço
Fotografia: Ana Gilbert, Andreia Mateus, Anna Monica Rigon, Anna Papachristou, Carina Martinho Coelho, Carolina Geiger, Cristina Vicente, Elsa Arrais, Fabiana Fraga, Federica (Final Girl 7), Jelena Stankovic, Joana Neves, Julie Flam, Martha Takahashi, Nadir Social Lens, Sêmmada Arrais, Sílvia Bernardino, Teresa Santos e Vanda Cristina
Fotografia de Cena e produção: Cristina Vicente

MIMO - Museu da Imagem em Movimento | Leiria
19 de Setembro de 2025 | 21h

19 de Setembro

XII

Não te anules.
Sempre que o fizeres, irás perder uma camada da tua alma. Descola-se uma película,
como uma folha de árvore que se desprende e cai no chão.
Alguma vez viste uma árvore caminhar pelos campos em busca das folhas que perdeu?
Todas as perdas são definitivas.
E cada anulação é uma perda. Uma desalmação.

300 » 314


Na edição em papel do Jornal de Leiria ou aqui.