Uma espécie de western: fascículo # 06

No instante seguinte, a questão inevitável: livre para quê? Tento afastar o assunto da mente; tento, também, ignorar a recorrente suspeita de que liberdade total significa, afinal, nenhuma liberdade.
Recordo o rosto obstinado do Xerife. Certamente que me persegue, certamente que me alcançará; sempre foi mais forte que eu; mais persistente; mais desesperado. Também ria mais alto, quando éramos amigos. Sorrio, não consigo evitar fazê-lo, quando recordo esses dias longínquos, improváveis. Eu e o meu amigo; salvou-me a vida, uma vez; tirar-ma-á, daqui um pouco, um destes dias; a qualquer momento.
Estará aí, algures; olhando a mesma lua que eu agora olho, respirando o mesmo ar. E alcançar-me-á; quando erguer a arma, não hesitará.
Liberdade total: nenhuma liberdade.